07/12/2012 - 08:45

Música, teatro, cinema e contação de histórias. A programação natalina oferecida gratuitamente à população desde o início de dezembro, nos espaços culturais mantidos pelo governo do Estado, já é tradicional em Belém, e agrada crianças, jovens e adultos. A Fundação Carlos Gomes (FCG) iniciou sua programação no dia 1°, com o Festival de Natal 2012, no jardim do Conservatório Carlos Gomes. Cerca de 200 crianças e adolescentes, alunos do curso de Musicalização, do projeto Música e Cidadania e do Coro Itacy Silva, cantaram várias obras sobre o tema natalino.

Nesta sexta-feira (7), o Festival será encerrado com a apresentação da Banda Sinfônica da FCG, às 18 h, no palco montado no jardim. Segundo o coordenador e regente da Banda Sinfônica, Amilcar Pimenta, o repertório terá músicas populares e eruditas, com destaque para os clássicos natalinos. Além das atrações no Conservatório, será realizado um concerto com o Grupo de Percussão no domingo (09), às 17 h, no Espaço São José Liberto (Polo Joalheiro). “O repertório das apresentações será variado, porém, como estamos na época de Natal, iremos diversificar os clássicos natalinos, misturando ao popular, jazz e ao erudito”, informou Amilcar Pimenta.

A Organização Social Pará 2000, que gerencia a Estação das Docas, promove a programação “Estação da Criança”. No domingo (09), o projeto reunirá exibição de filme, show musical e contação de histórias, e será voltado ao público infantil. A programação começará às 15h30, no Teatro Maria Sylvia Nunes, com a exibição do curta de animação “Turma da Pororoca: O rapto do Peixe-Boi”, seguida do show da banda Espoleta Blues e do espetáculo “Nosso Papai Noel mora no rio”, com a Trupe de Bubuia, no Forte São Pedro Nolasco.

Durante o ano, a Estação das Docas promove semanalmente programações culturais gratuitas à população. O projeto “Estação da Criança” surgiu com a ideia de promover uma programação natalina destinada às crianças, e tem a parceria da empresa Ná Figueredo. “A estação tem como papel principal fomentar a cultura e a produção local. Por isso estamos com essa programação, para manter aceso o espírito natalino na vida das pessoas. Através dessas atividades, as crianças terão mais contato com esse mundo da fantasia. Pedimos a todos que tragam seus filhos. A programação é gratuita para todas as idades”, informou a gerente de Marketing da Pará 2000, Isa Arnour.

Entre os dias 18 e 21 de dezembro, a programação natalina da Estação das Docas terá as apresentações do Coral do Ministério Público, Coral Celebração, Coral da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré e do Grupo Flauta Doce em Harmonia, junto com o Coral Infantil do grupo, na escadaria do Armazém 1, sempre às 18h. As atrações natalinas na Estação são realizadas pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e Organização Social Pará 2000. Mais informações estão disponíveis no site www.estacaodasdocas.com.br.

Curro Velho - Para mostrar o resultado das oficinas de teatro realizadas durante o ano, a Fundação Curro Velho (FCV) promoverá três apresentações teatrais com a temática natalina - Auto de Natal dos Jovens, Auto de Natal da Iniciação Artística e o Auto de Natal das Crias do Curro. Com o tema “Sonhos de uma noite de verão”, a apresentação do Auto de Natal dos Jovens começou nesta quinta-feira (06), e prossegue nesta sexta (7), a partir das 18h30, no teatro da Fundação. O Auto voltará a ser apresentado nos dias 19, 20, 21 e 22, no mesmo horário e local.

Os participantes da Iniciação Artística apresentarão o espetáculo circense “O Uirapuru desafinado 2: a floresta fabulosa”, nos dias 12 e 15. Nos dias 17 e 18 será a vez das Crias do Curro Velho, que já participaram de diversas oficinas e integram a Companhia Circense Fênix, apresentarem o espetáculo “A Noiva”.

Segundo a gerente de Atividades Complementares do Curro Velho, Luciana Rosa, é muito importante a participação do público nessa programação. “As oficinas estão voltadas para o Natal, e nós estamos com apresentações para o público infantil e adulto. Espero que todos venham prestigiar essas pessoas, que durante meses se esforçaram para montar uma ótima apresentação. Acho que o publico só tem a ganhar”, ressaltou ela.

Em dezembro também será realizado o bazar da instituição, na sede do Curro Velho (no bairro do Telégrafo) e na Casa da Linguagem (na Avenida Nazaré). No bazar serão comercializados produtos para decoração natalina, confeccionados nas oficinas de cartonagem, cerâmica, pintura, tapeçaria e cestaria realizadas pela Fundação.

Dança e coral - A programação natalina também faz parte do calendário da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, instalada no prédio do Centur, e será realizada no hall da Biblioteca Pública Arthur Vianna, nos dias 11, 12 e 13, com entrada franca. No dia 11 (terça-feira), às 09 h, se apresentarão o Grupo de Dança de Cadeirantes e o Coral da Escola Yolanda Martins.

No dia seguinte (12), também às 09 h, a atração será o Coral dos Servidores da Fundação Tancredo Neves. A programação será encerrada no dia 13, a partir das 14 h, pelo Grupo de Violão da Fundação, que mostrará um repertório com músicas tocadas durante o ano no projeto Sala de Cordas, uma iniciativa da Fundação Tancredo Neves que leva o ensino da música para comunidades de todo o Pará.

Fonte: Agência Pará