03/10/2017 - 10:00
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead), continua a expandir os serviços oferecidos pela Estação Cidadania no município de Santarém, na região oeste. Nesta segunda-feira (2), a população que procura diariamente a Estação passou a contar com novos procedimentos oferecidos no posto de atendimento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Em cinco anos de implantação, a Estação Cidadania de Santarém já atendeu mais de 600 mil pessoas, oriundas de em todos os municípios das regiões oeste e de abrangência da Rodovia Transamazônica.

Atualmente, 19 órgãos parceiros atendem ao público, com serviço descentralizado. A unidade ganhou recentemente um posto de atendimento da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon), um posto do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e um Núcleo do Programa Pará Rural.

O posto do Detran, que antes oferecia apenas serviço de legalização de veículos, agora dispõe de regularização da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com emissão da primeira habilitação; renovação da CNH; mudança e adição de categoria; CNH definitiva; segunda via da carteira e outros serviços. No posto do Detran também serão realizadas a prova online de legislação e a biometria.

Praticidade - "Dentro da proposta do novo modelo de atendimento baseado na descentralização, eficiência e transparência, nós vamos oferecer os serviços que são mais procurados. Hoje, o usuário que se dirigir à Estação Cidadania terá mais praticidade quando precisar de algum serviço ou procedimento oferecido pelo Detran. Tenho certeza que vai facilitar e muito a vida dos cidadãos", observou a diretora-geral do Detran, Andrea Yared Hass.

Para a secretária de Estado de Administração, Alice Viana, o governo do Estado, ao descentralizar os serviços, cumpre o papel de atender com eficiência aos contribuintes. "É uma alegria para nós podermos estar aqui inaugurando mais serviços, e trazer essa ampliação do Detran para Santarém e todos os municípios do oeste do Pará e da Transamazônica. Com essa inovação, que é a ampliação dos serviços do Detran, nós somamos 19 parceiros, realizando mais de 12 mil atendimentos por mês. Trazemos para um único espaço diversos serviços ao cidadão. Então, é muito gratificante nós podermos fazer a oferta de cidadania a um custo menor de tempo e de recursos, com uma verdadeira integração entre os órgãos. E essa é a orientação do governador Simão Jatene, traduzir em mais serviços a receita de impostos pagos por todos nós, cidadãos paraenses", ressaltou.

Mais de 2 milhões de pessoas em todo o Estado já foram atendidas pelas cinco unidades de prestação de serviços integrados em cidadania, em Belém, Santarém e Marabá (no sudeste).

Também participaram da solenidade de expansão de serviços o vice-prefeito de Santarém, José Maria Tapajós; o coordenador da Estação Cidadania, Alberto Portela; o gerente regional do Detran, Wilmar Freire, servidores do órgão e representantes da população.

Serviço: A Estação Cidadania de Santarém funciona de segunda a sexta feira, das 8 às 14 h. O atendimento diário é realizado com distribuição de senhas, na Avenida Rui Barbosa, s/n, Bairro Prainha.

Por Samuel Alvarenga