02/01/2013 - 08:45

As Estações Cidadania registraram, ainda neste ano de 2012, 202.976 atendimentos nos três postos localizados nos bairros do  Jurunas e Guamá e outro no município de Santarém. Entre os serviços mais procurados estão: carteira de identidade, com registro de 20.678 emissões, carteira de trabalho, com 16.667 emissões e título de eleitor, com 10.556 emissões. A Estação Cidadania é um complexo de prestação de serviços públicos à sociedade, uma obra do governo do Estado do Pará, gerenciada pela Secretaria de Estado de Administração (Sead).

“O objetivo do governo é assegurar um atendimento de qualidade e que posso simplificar a vida do cidadão, disponibilizando diversos serviços num só local com qualidade, rapidez, eficiência e conforto”, enfatizou a secretária de Estado de Administração, Alice Viana. Os espaços funcionam com 16 órgãos parceiros e mais de 50 serviços, entre eles destacam-se: emissão de RG, carteira de trabalho, assistência jurídica, sob a responsabilidade da Defensoria Pública; e cadastro de emprego e seguro-desemprego, pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda (Seter).

O cidadão pode ainda emitir o título de eleitor e Cadastro de Pessoa Física (CPF); requerer produtos de créditos para pessoa física e jurídica, no Banco do Estado do Pará (Banpará); serviço de perícia médica para os servidores do Estado (Estação Cidadania Santarém); cartório; Procon, pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e os serviços básicos das Centrais Elétricas do Pará S.A- Celpa (Estações Cidadania Guamá e Jurunas).

Visando ainda, a expansão dos complexos de atendimento à população, o governo do Estado- por meio Sead- já iniciou os trabalhos para que, em 2013, a prestação de serviços públicos integrados de forma ágil e eficiente se estenda à população do município de Marabá. Atualmente duas das unidades da Estação Cidadania estão localizadas na capital paraense, nos bairros do Guamá e Jurunas e uma encontra-se no município de Santarém, oeste do Pará.

O atendimento ao público nas unidades é de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, e os agendamentos pode ser feitos por telefone ou pelo site www.estacaocidadania.pa.gov.br. São parceiros do Estação Cidadania: Sead/ DSO (Santarém), Seter, Polícia Civil, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Defensória Pública, Sejudh/ Procon, Correios, Banpará, Instituto de Assistência aos Servidores do Estado (Iasep), Companhia de Habitação do Pará (Cohab), Departamento de Transito do Pará (Detran), Credicidadão (Sepof), Secretaria da Estado da Fazenda (Sefa), SRTE, Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Cartório e Celpa (Jurunas e Guamá).

Ascom/Sead