Serviços

30/01/2017 - 12:30

“Achei excelente. Não conhecia o espaço e meu marido fez o agendamento pra cá por ser mais próximo de casa. Gostei muito pela acomodação, estrutura, conforto, segurança e bom atendimento que recebi, além da rapidez”, contou a universitária Dinete dos Santos Almeida, após receber sua nova carteira de identidade, expedida pela Polícia Civil na Estação Cidadania Bosque Grão-Pará, em Belém, que completou um mês de funcionamento na quinta-feira (26).

Desde a inauguração, o espaço coordenado pela Secretaria de Estado da Administração (Sead) já atendeu quase 14 mil usuários de vários bairros de Belém e outros municípios da Região Metropolitana, e até de outras regiões do Estado. Os serviços mais procurados são os oferecidos pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran),  Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE), Polícia Civil e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).

Segundo a titular da Sead, Alice Viana, a estação representa uma conquista para os cidadãos. “Lá, o governo do Estado garante aos usuários todos os direitos e o exercício da cidadania plena, com excelente estrutura e atendimento de qualidade. Superamos os 10 mil atendimentos previstos e buscamos oferecer, cada vez mais, praticidade e agilidade às pessoas que se dirigem à unidade”, informou.

Avanço – Para garantir mais comodidade ao usuário, a Sead já iniciou o agendamento da emissão de carteira de trabalho pelo site www.estacaoacidadania.pa.gov.br. Inicialmente, o serviço estará disponível a cada 15 dias, para assegurar que mais pessoas sejam atendidas com mais rapidez, segurança e conforto, diminuindo gradativamente as filas. A partir de fevereiro, a emissão da carteira de trabalho também será oferecida pela Estação Cidadania Guamá, com agendamento pelo site.

Uma das 1.289 pessoas atendidas para emissão da carteira de trabalho, Jaqueline Gazel, estudante do Ensino Médio e moradora do Bairro Pratinha II, afirmou que o serviço é muito bom, e vai recomendar aos amigos. “Tenho pressa em tirar a carteira de trabalho, pois tenho uma proposta de emprego e não posso perder. Aqui foi todo mundo muito atencioso comigo. O serviço foi muito rápido. Gostei muito”, declarou Jaqueline.

Tendência - Seguindo o modelo da Estação Cidadania Marabá, na região sudestes, a unidade Bosque Grão-Pará é a segunda iniciativa do governo do Estado de implantação de serviços em parceria com um shopping.

O superintendente do Shopping Bosque Grão-Pará, Raniere Lima, ressaltou que a parceria com o governo do Estado reflete uma tendência no mercado de shoppings centers. “Atualmente, os empreendimentos comerciais proporcionam aos clientes cada vez mais opções de lazer e serviços, com todo conforto e comodidade, trazendo assim mais pessoas para o shopping. É sensível a percepção de mais fluxo de pessoas. Inclusive novas lojas já nos procuraram para negociar espaços, como clínicas, empresas de serviços digitais, alimentação, entre outras”, adiantou.

Estrutura - A Estação Cidadania Bosque Grão-Pará conta com os serviços de 14 órgãos estaduais e federais, em uma área de mais de 700 m² nos dois pisos do shopping, com capacidade para beneficiar pelo menos 500 mil moradores de 16 bairros com a emissão de documentos, como carteira de identidade, carteira de trabalho, primeira carteira nacional de habilitação (CNH) e título de eleitor.

A estação oferece ainda serviços da Defensoria Pública do Estado, do Banco do Estado do Pará (Banpará), Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh/Procon), Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado (Arcon) e Fundação Pro Paz.

Serviço: A Estação Cidadania Bosque Grão-Pará funciona de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 h, no Shopping Bosque Grão-Pará, na Avenida Centenário, Bairro Val de Cans, em Belém. O usuário pode entrar em contato com a Sead para obter mais informações pelo fone (91) 3194-1400. A Estação Cidadania Guamá funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 h, na Avenida José Bonifácio, 2308, Bairro do Guamá. Fone: (91) 3217-4107. Mais informações no www.estacaocidadania.pa.gov.br.

Fonte: Agência Pará