Serviços

19/10/2015 - 08:45

O CredCidadão, programa de microcrédito que impulsiona os micro e pequenos empreendimentos, gerando economia, emprego e renda, passa a integrar os serviços da Estação Cidadania de Marabá, que é gerenciada pela Secretaria de Estado de Administração (Sead). O serviço está disponível desde a última sexta-feira, 16, para pequenos e micro empreendedores nos 12 municípios ligados ao Polo Carajás para o monitoramento e acompanhamento das ações dos agentes municipais e organização de comitês com vistas às liberações de crédito.

A gerente do Credcidadão, Tetê Santos, esteve presente no evento, em que 43 pessoas foram contempladas com microcrédito, e falou da satisfação em poder levar o programa para Marabá. "O Credcidadão tem como missão contribuir para que as pessoas que não tiveram oportunidade de trabalho possam iniciar o próprio negócio", explicou.

Ao longo deste ano, 642 empreendedores já foram contemplados em todo o Estado, em atividades comerciais como pequenos mercados, sorveterias, restaurantes, papelarias e panificadoras. Batedores de açaí e mototaxistas também podem receber o crédito, que pode ser solicitado por qualquer pessoa maior de 18 anos e que more no Pará há pelo menos dois. Quem já está no mercado de trabalho ou queira abrir um negócio próprio também pode fazer a solicitação.

Para obter a linha de crédito são necessários os seguintes documentos:

Pessoa Física - RG, CPF, comprovante atualizado de residência e local do empreendimento.

Pessoa Jurídica - Contrato social, CNPJ, RG, CPF, comprovante de residência de cada sócio.

Avalista - RG, CPF, comprovante de renda, carteira de trabalho com contracheque ou declaração de imposto de renda; ou ainda Decore por contador registrado em Conselho.

As linhas de crédito se dividem da seguinte forma:

Convencionais - individual com avalista apresentando comprovante de renda e demais documentos. 

Solidário - concedido a um grupo de 3 a 5 pessoas com atividades independentes, pertencentes a uma organização social.

Associativo - concedido a um grupo de pessoas que desenvolve uma única atividade de forma associativa. Ex: cooperativas.

Especial - maiores de 65 anos, portadores de necessidades especiais, egressos do sistema penal e integrantes de programas sociais do Governo do Pará. 

Fonte: Agência Pará